quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Em busca do significado de hipertexto, no Google, encontrei 31.800 endereços, isso significa que posso encontrar 31.800 endereços que, de alguma maneira, falam sobre hipertextos. Naveguei tranqüilamente, sem me perder, naveguei no site da Wikipédia e em outros sites que apresentavam trabalhos sobre hipertextos, inclusive um deles era de um participante do Curso Tecnologias na Educação. Tudo que li foi relevante e contribuiu para meu aprendizado sobre hipertextos.

Atividade 2-2
Cursista: Eliene Batista Lopes
 Professor Formador: José Maria

                              NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO

                   Na pesquisa que fiz, no Google, sobre “o que é hipertexto ?” foram listados 31.800 endereços, isso significa que posso encontrar 31.800 endereços que, de alguma maneira, falam sobre hipertextos. Ter essa variedade de opções é muito interessante, não que o leitor ou navegador vá ler todos os sites, mas, pode selecionar alguns e comparar suas informações para um melhor embasamento em suas conclusões. O primeiro endereço é o da Wikipédia, site já conhecido e navegado por mim antes.
               Naveguei tranqüilamente, sem me perder, naveguei no site da Wikipédia e em outros sites que apresentavam trabalhos sobre hipertextos, inclusive um deles era de um participante do Curso Tecnologias na Educação. Tudo que li foi relevante e contribuiu para meu aprendizado sobre hipertextos. Interessante, e já sabido por muitos é que sempre aprendemos coisas novas ao estudarmos os mesmos textos ou temas, o que eu nunca tinha pensado é que os criadores dos hipertextos tentaram se aproximar de uma representação do pensamento e que é um trabalho onde se encontra a colaboração de várias pessoas. O que mostra como somos dependentes do outro, pois o outro, sempre e incondicionalmente, contribui para nosso aprendizado assim como nós contribuímos para o aprendizado do outro. 
                Os hipertextos são textos onde encontramos palavras, imagens ou sons de forma destacadas que clicando neles, nos remetem para outro hipertexto elaborado por outra pessoa ou pela mesma, ampliando nosso conhecimento sobre o item clicado. E assim sucessivamente, permitindo ao leitor ou navegador que siga o caminho de acordo com sua preferência e curiosidade. O que oportuniza ao leitor ou navegador autonomia de leitura e estudo.

3 comentários:

  1. Olá Eliene!
    Parabens pelo blog e pela postagem.
    Um grande abraço.
    José maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Professor, pela visita, pela felicitação e por ter sido o primeiro a comentar.

      Excluir
  2. Olá! amiga parabéns, vá enfrente vc promete,sua mensagem me tocou profundamente, pois é pura verdade.

    Tchau...Tchau... ...

    ResponderExcluir