Este é um trabalho sugerido pelo Professor Formador do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, um plano de aula feito em dupla, para ser aplicado com os Alunos do 4º e 5º Anos da Escola Estadual Antonio Fagundes.
PROFESSOR FORMADOR: JOSÉ MARIA
PROFESSOR FORMADOR: JOSÉ MARIA
CURSISTAS: ELIENE LOPES
JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA
Público alvo: 4º e 5º anos
Faixa etária: 10 e 14 anos
Tempo estimado: 4 aulas
Tema: As Tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de Ensino e Aprendizagem.
Objetivo Geral: Localizar-se espacialmente no País, Estado, Cidade, Bairro, Conjunto e Rua em que vive, refletindo sobre as experiências vivenciadas na “viagem” no Google Maps e registrando-as num blog.
Objetivos Específicos:
·
Localizar-se espacialmente;
·
Aprender a utilizar as ferramentas Google
Maps e Blogs como Tecnologias de
informação e comunicação;
·
Compreender a importância da comunicação entre os indivíduos que vivem
em sociedade;
·
Apropriar-se convenções do sistema de escrita;
·
Valorizar a leitura e a escrita como fonte de entretenimento
e conhecimento;
·
Conhecer os aspectos físicos do lugar onde reside e compará-los com outros
lugares.
Conteúdos:
·
Sistema Alfabético e sua funcionalidade;
·
Leitura e Escrita;
·
Referências de localização: País, Estado, Cidade, Bairro, Conjunto,
Rua...
·
Paisagens Naturais e Humanas
·
TICs;
Metodologia:
·
Introdução à ferramenta Google
Maps com mediação da professora;
·
Exploração do país através da opção de satélite na ferramenta Google Maps. Cada aluno pode escolher
um lugar que gostaria de conhecer no Brasil e explorá-lo livremente;
·
Mediar a exploração com o intuito de explorar o estado, a cidade, o
bairro e a rua onde cada aluno mora.
·
Criar e-mail e Blog
individuais.
·
Explicar aos alunos que a primeira postagem do blog será a reflexão da viagem feita pelos espaços mencionados
anteriormente.
·
Registro das reflexões dos alunos no caderno.
·
Mediação da professora quanto à necessidade de adequar o texto à norma
culta da Língua, pois será postado em um blog onde muitos leitores terão
acesso.
·
Reescrita do texto no blog;
·
Incentivar os alunos a ler e comentar as postagens dos colegas.
·
Postagem livre.
Recursos
Metodológicos:
Internet;
Quadro e Marcador;
Câmera fotográfica;
Computadores.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua e serão analisados aspectos como interesse, participação, habilidades na utilização do Google Maps, bem como a compreensão da funcionalidade e estrutura dos blogs e domínio na criação, postagem, acesso e comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário