domingo, 30 de setembro de 2012

PLANO DE AULA - TIC PARA 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Este é um trabalho sugerido pelo Professor Formador do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, um plano de aula feito em dupla, para ser aplicado com os Alunos do 4º e 5º Anos da Escola Estadual Antonio Fagundes.


PROFESSOR FORMADOR: JOSÉ MARIA

CURSISTAS: ELIENE LOPES
                         JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA

Público alvo: 4º e 5º anos

Faixa etária: 10 e 14 anos

Tempo estimado: 4 aulas

Tema: As Tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de Ensino e Aprendizagem.

Objetivo Geral: Localizar-se espacialmente no País, Estado, Cidade, Bairro, Conjunto e Rua em que vive, refletindo sobre as experiências vivenciadas na “viagem” no Google Maps e registrando-as num blog.

Objetivos Específicos:
·         Localizar-se espacialmente;
·         Aprender a utilizar as ferramentas Google Maps e Blogs como Tecnologias de informação e comunicação;
·         Compreender a importância da comunicação entre os indivíduos que vivem em sociedade;
·         Apropriar-se convenções do sistema de escrita;
·         Valorizar a leitura e a escrita como fonte de entretenimento e conhecimento;
·         Conhecer os aspectos físicos do lugar onde reside e compará-los com outros lugares.

Conteúdos:

·         Sistema Alfabético e sua funcionalidade;
·         Leitura e Escrita;
·         Referências de localização: País, Estado, Cidade, Bairro, Conjunto, Rua...
·         Paisagens Naturais e Humanas
·         TICs;

Metodologia:
·         Introdução à ferramenta Google Maps com mediação da professora;
·         Exploração do país através da opção de satélite na ferramenta Google Maps. Cada aluno pode escolher um lugar que gostaria de conhecer no Brasil e explorá-lo livremente;
·         Mediar a exploração com o intuito de explorar o estado, a cidade, o bairro e a rua onde cada aluno mora.
·         Criar e-mail e Blog individuais.
·         Explicar aos alunos que a primeira postagem do blog será a reflexão da viagem feita pelos espaços mencionados anteriormente.
·         Registro das reflexões dos alunos no caderno.
·         Mediação da professora quanto à necessidade de adequar o texto à norma culta da Língua, pois será postado em um blog onde muitos leitores terão acesso.
·         Reescrita do texto no blog;
·         Incentivar os alunos a ler e comentar as postagens dos colegas.
·         Postagem livre.

Recursos Metodológicos:
Internet;
Quadro e Marcador;
Câmera fotográfica;
Computadores.

Avaliação:
            Os alunos serão avaliados de forma contínua e serão analisados aspectos como interesse, participação, habilidades na utilização do Google Maps, bem como a compreensão da funcionalidade e estrutura dos blogs
e domínio na criação, postagem, acesso e comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário