quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Relato de Experiências da Professora Eliene

Nesse primeiro ano da minha carreira de docente, apesar de não ter começado do primeiro dia do Ano Letivo nem o termos encerrado, tento exercer uma prática dialógica com meus alunos, confesso que, ainda estou construindo minha identidade profissional como docente, estudando e procurando me aperfeiçoar para chegar a um resultado satisfatório e cada vez melhor ano após ano. Procuro observar os meus alunos a cada momento, ouvir suas falas, percebo as suas atitudes uns com os outros, seus comportamentos, interesses em determinados assuntos e atividades propostas, ouço suas idéias, curiosidades, dúvidas e inquietações. Para a partir daí promover situações de ensino-apren-dizagem em que os alunos sintam prazer em aprender, pois, nessas situações, identificam-se ou identificam suas inquietações, suas necessidades e desejo de aprendizagem. As estratégias que utilizo em sala de aula e que considero importantes para estabelecer um ambiente favorável ao diálogo são exibição de filmes, alusões a datas comemorativas, leituras compartilhadas de gêneros textuais diversos, como fábulas, lendas, artigos, contos, músicas, atividades em grupo, jogos, elaboração de textos e desenhos, pesquisas entre outros. Utilizo temas abordados nessas atividades como ponte para o diálogo, além de materiais para construção do conhecimento. As tecnologias auxiliam e muito em vários momentos: na elaboração das aulas, quando utilizo a internet para pesquisar textos, atividades, sugestões que me auxiliem na prática, em sala de aula quando exibo filmes, slides, textos, documentários, através do multimídia, quando eles vão para sala de vídeo, onde utilizamos a TV e o aparelho de DVD, quando vão para a sala de informática e utilizam o computador, acessando a internet fazendo pesquisas que ratificam e amplia os conhecimentos sobre o assunto estudado em sala de aula. As redes sociais contribuem muito para um ambiente que favoreça o diálogo, pois quando os alunos criam seus perfis, expõem seus desejos, escrevem sobre si, dá-se a conhecer aos seus pares e ao seu professor, tornando possível o diálogo mesmo fora da sala de aula, aproximando mais o aluno do professor e dos outros alunos, sem falar da comunicação entre os professores e demais atores que compõem a comunidade escolar, favorecendo a comunicação e a prática pedagógica.

2 comentários:

  1. Confio em vc e na sua capacidade profissional . Seus alunos não sabem mas futuramente vão agradecer a DEUS vc ter existido na vida deles. Acho bacana a sua dedicação e amor a sua nova profissão. Principalmente num país tão carente de bons educadores. Mais uma vez eu te parabenizo!!!!

    ResponderExcluir

  2. OBRIGADA, PEÇO FORÇA E SABEDORIA A DEUS, ELE TEM VISTO MINHA LUTA, ELE ME INSPIRA E ME CAPACITA. TODA HONRA E GLÓRIA SEJA DADA AO NOSSO DEUS. E QUE MEUS ALUNOS PERCEBAM MEU AMOR E PREOCUPAÇÃO COM ELES E SE ENGAJEM NESSA EMPREITADA QUE É A NOSSA APRENDIZAGEM, POIS APRENDEMOS JUNTOS PARA A VIDA.

    ResponderExcluir