sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

Alguns dos conteúdos trabalhados no projeto desenvolvido com meus alunos estão inseridos no currículo formal, enquanto outros não. O que não estava explícito no plano de aula elaborado e que aconteceu na aula, foi o fato de eles mesmos terem a atitude de ir à frente e ler para os outros alunos; o de sentirem a necessidade de gravar no celular as apresentações, o envolvimento dos que não lêem fluentemente com os que lêem fluentemente (aprendendo com a interação com o outro). Brincadeiras de perguntas e respostas sobre as histórias lidas e sorteio entre os alunos para levarem alguns livros de história para lerem em casa. Tudo isso de maneira direta ou indireta faz parte do currículo, pois são atividades que comportam conceitos, atitudes e procedimentos que devem ser apreendidos pelos alunos. Saber ligar e desligar um computador, aprender a manuseá-lo, acessando sites educativos, de pesquisas, entre outras atividades que o mundo das tecnologias requer constitui, sim, parte do currículo, pois currículo é algo em constante movimento que traz de forma organizada e sistematizada os contéudos que o aluno deve ver em determinados anos escolares. O currículo deve está contextualizado com tudo o que está acontecendo e surgindo na sociedade em que vivemos.

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